segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O que é "Discriminação Social"?


O termo discriminação
tem sua origem na palavra
latina "discriminatio" e quer dizer
separação ou distinção. A discriminação é um ato
de cortar ou de separar.
Diz-se que há discriminação
social quando, num grupo ou
numa sociedade, parte da população
recebe tratamento diferente e desigual
em relação aos restantes.
Em princípio, a parte que sofre o efeito da discriminação tem o mesmo estatuto
legal que os outros. Mas na prática, é lesada
nos seus direitos, privada de vantagens ou sobrecarregada com obrigações particulares.Em geral, as causas sociais
da discriminação não são conscientemente sentidas. Tem origem em
preconceitos antigos, e afetividadades coletivas.

27 comentários:

  1. Bom dia!

    A respeito do poster, gostaria de saber como identificar a DISCRIMINAÇÃO, como por exemplo: Há alguma discriminação na situação abaixo:

    " Um gerente faz uma reunião pedindo para que os seus subordinados não utilizem mais o elevador quando o mesmo estiver com os seus superiores e caso estiver já no elevador e um dos superiores solicitar o elevador terá que sair para q os mesmos possam ir."

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim fabiana! Você elencou um caso explícito de descriminação social. Nesse caso em questão, a classe subalterna tera seus direitos feridos em função do subterfúgio de livre gozo da classe hegeomonica. Discriminação social é uma vergonha!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. sou motoboy,fui fazer uma entrega em um edifício não deixaram entrar no elevador principal para eu conseguir fazer a minha entrega fui obrigado a usar um elevador escondido a uma porta-corta fogo da escada do edifício por ser um entregador apesar que eu só estava com pizza na mão,isso se caracteriza discriminação

    ResponderExcluir
  5. estou fazendo um trabalho sobre a DISCRIMINAÇÃO SOCIAL e o seu sait me ajudou mt o senhor foi o unico que eu conseguir achar para fazer o meu trabalho . Muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Pessoal qual a relação existente entre discriminação e preconceito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A discriminação é originada em um preconceito, e por isso estes dois conceitos, apesar de estarem relacionados, são distintos. O preconceito não pressupõe o ato de tratar diferentemente uma pessoa, pode simplesmente fazer parte de uma estrutura mental. A discriminação é fruto desse preconceito, a concretização dessa forma de pensamento.

      Excluir
    2. A discriminação é originada em um preconceito, e por isso estes dois conceitos, apesar de estarem relacionados, são distintos. O preconceito não pressupõe o ato de tratar diferentemente uma pessoa, pode simplesmente fazer parte de uma estrutura mental. A discriminação é fruto desse preconceito, a concretização dessa forma de pensamento.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. NOSSA ME SALVO TO VAZENDO Uma pesquisa sobre isso

    ResponderExcluir
  9. Pode me dizer se isso é discriminação social?


    "Estou numa entrevista de emprego, e tem um hétero e um homossexual, o hétero não tem nenhuma experiência na área, mas o homossexual tem, mas eu contrato o hétero, pelo gênero e não pela experiência ."
    Isso é considerado discriminação social ?

    ResponderExcluir
  10. Dois ex-alunos de uma determinada escola de línguas pretendem fazer o exame de Cambridge. Ao ex-aluno cuja mãe trabalha na escola é dado o direito de realizar o exame nesta. O outro foi orientado a procurar outro local para fazer o exame. Seria uma discriminação?

    ResponderExcluir
  11. Sou ex usuário e ex detento e uma pessoa me chinga e fala que vou rouba- lá oq faço ? Entra na discriminação.

    ResponderExcluir
  12. A discriminação social quando uma criança não participa de ensaios de quadrilha durante a aula de educação física e por isso eh deixada de lado sentada sem o direito de praticar a aula enquanto o professor se atem aobensaio com a maioria da turma?

    ResponderExcluir
  13. muito bom esse texto tou fazendo um trabalho de escola e esse texto foi o melhor que eu achei muito obg vlw se vc for um estudante na mesma situaçao que eu deixe um comentario vlw

    ResponderExcluir
  14. Fui em uma agência bancária com minha sogra, pois sou cuidadora dela, a caixa do banco foi extremamente grossa
    comigo, chegando até me comstragi

    .isso foi preconceito?

    ResponderExcluir
  15. pode ser tratado como discriminação social, o fato de reunir um grupo de amigos e um desses amigos e pré diábico e sei que ele tem esse problema, e não dou a miníma importância,principalmente quando preparar ou servir certos alimentos sem pensar nesta pessoa com tal diagnostisco ????

    ResponderExcluir
  16. Quem é o autor desse texto acima? Quero o nome.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite gostaria de saber se isso se enquadra em discriminação social
    da vai acontecer no dia 24/08 (sexta-feira) das 18h45 às 21h15.
    Todos os alunos receberão o passaporte para participar da balada
    gratuitamente, exceto os que ficaram para a Recuperação Paralela, que acontecerá
    agora em agosto, e também os que tiveram notificações por indisciplina, deverão pagar
    a entrada no valor de R$ 10,00. Durante a balada, a cantina do colégio funcionará
    normalmente.

    ResponderExcluir
  18. Alguém pode me ajudar ?
    Eu preciso :Conceito
    Etnia
    Descriminação
    Classe Social

    ResponderExcluir